
Entre os dias 24 e 27 de agosto de 2025, ocorreu em Fortaleza (CE), na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (FEAAC /UFC), a IX Conferência SulAmericana de Contabilidade Ambiental (CSCA). O evento se consolidou como um espaço dinâmico e inclusivo de debate e troca de experiências entre pesquisadores, estudantes e profissionais interessados nas interseções entre contabilidade, sustentabilidade, governança e responsabilidade socioambiental.
A programação da IX CSCA foi marcada por palestras, painéis temáticos, sessões de pôsteres e discussões científicas que abordaram questões centrais da contabilidade socioambiental. Entre os destaques, estiveram as discussões sobre responsabilidade social corporativa na América Latina, os desafios do financiamento e inovação para a transição energética, além de reflexões teóricas em torno de sustainability accounting e da contabilização de recursos naturais nos balanços públicos. O evento também contou com o Fórum de Educação Contábil para Sustentabilidade, que discutiu a integração de relatórios e asseguração da sustentabilidade no ensino, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais e as CBPS.
O Programa de Pós-Graduação em Gestão, Organizações e Sociedade da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGGOS/Uefs) esteve presente na CSCA, com a participação da mestranda Luana Natali Ávila, que apresentou o artigo “Gênero e raça na contabilidade: uma análise bibliométrica das produções indexadas na base Scopus no período de 1990 a 2025”, desenvolvido em coautoria com as professoras Thayse Santos da Cruz e Tânia Cristina Azevedo, todas integrantes do grupo de pesquisa Gestão, Contabilidade e Sustentabilidade em Organizações (GCSO) e membros do corpo docente do PPGGOS.

