
A professora Dra. Tânia Cristina Azevedo, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (Dcis) e docente do Programa de Pós-graduação em Gestão, Organizações e Sociedade (PPGGOS), ambos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), participou no último dia 11 de abril de 2025 da 4ª edição da International Workshop on Accounting and Taxation (IWAT 2025), realizada na cidade do Porto, em Portugal. O evento reuniu pesquisadores de diversas partes do mundo para discutir temas atuais nas áreas de contabilidade, tributação e sustentabilidade.
Durante o encontro, a professora apresentou dois produtos parciais de seu pós-doutorado, em andamento na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). O primeiro trabalho abordou os incentivos fiscais sustentáveis aplicados à requalificação do patrimônio histórico, artístico e cultural, com destaque para um estudo de caso no Centro Histórico de Salvador. Já a segunda apresentação discutiu o esverdeamento da tributação brasileira como instrumento de governança tributária sustentável, a partir da Emenda Constitucional nº 132/2023, que reformulou o sistema tributário nacional. Esse estudo contou com a colaboração do professor Dr. José Renato Sena Oliveira, também do Dcis/Uefs e docente do PPGGOS/Uefs.
Para a professora Tânia, a internacionalização de suas pesquisas fortalece a Universidade Estadual de Feira de Santana e os programas de pós-graduação aos quais está vinculada. A docente enfatiza que iniciativas dessa natureza são estratégicas para a qualificação da pós-graduação e para a ampliação das redes de pesquisa da Instituição.
As pesquisas da docente são financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Programa Institucional de Auxílio Financeiro a Projetos de Pesquisa e Inovação Liderados por Mulheres da Uefs (Edital Interno nº 002/2024).

